Loading... (0%)

TV Vanguarda: Banco de Sangue de SJC registra queda no estoque de O negativo

05 March 2021

O Banco de Sangue de SJC registrou queda nos estoques de sangue O negativo e precisa de doadores para garantir o atendimento aos pacientes nos hospitais atendidos. O sangue O negativo é utilizado em situações de emergência. Somente 9% da população tem esse tipo de sangue.

Segundo o responsável pelo setor de Captação de Doadores, Paulo Pontes, é importante que as pessoas continuem doando mesmo em período de pandemia. “O banco de sangue adotou todos os cuidados necessários para garantir a segurança de quem doa”, disse.

Covid e Vacina – O candidato que teve Covid-19 pode doar 30 dias após o final dos sintomas. Quem teve contato com uma pessoa com Covid, poderá doar após 15 dias, desde que não tenha apresentado sintomas. Se apresentou sintomas como coriza, febre, dor de garganta etc nos últimos 15 dias após o contato, deve aguardar 30 dias após o final dos sintomas para doar.

Quem tomou a vacina Coronavac poderá doar 48 horas após receber cada dose. Já quem foi imunizado com a vacina AstraZeneca pode doar 7 dias após receber cada dose.

O Banco de Sangue de SJC realiza, em média, 3.500 transfusões de sangue por mês e atende os principais hospitais da região.

 

Assista as reportagens: 

 

Bom dia Vanguarda:

https://globoplay.globo.com/v/9315753/

 

Link Vanguarda

https://globoplay.globo.com/v/9316756/

 

Assessoria de Imprensa