Loading... (0%)

o-shh-01

Serviço de Hematologia e Hemoterapia de São José dos Campos (SHH) é um centro de excelência na área da saúde que trabalha dentro do máximo rigor científico e aplica recursos de última geração em todos os procedimentos que realiza nas áreas Hemoterápica (Banco de Sangue), Hematológica (atendimento médico a pacientes com doenças do sangue) e Laboratorial (exames específicos para o diagnóstico de doenças do sangue).

Possui certificação ISO 9001: 2015 e segue padrões internacionais que garantem a qualidade e a confiabilidade dos serviços que presta.

Na área de Banco de Sangue, o SHH é responsável pelo suprimento de sangue e derivados a 37 hospitais e clínicas nas cidades de São José dos Campos, Jacareí, Caçapava, Taubaté, Pindamonhangaba, Tremembé, Paraibuna e Caraguatatuba realizando, em média, 3 mil transfusões de sangue por mês.

A instituição tem uma atuação completa no ciclo do sangue realizando a Captação de Doadores, Coleta de Sangue, Produção de Hemocomponentes (plaquetas, plasma, crioprecipitado e concentrado de hemácias), Controle Sorológico e Imunohematológico e Distribuição de Hemocomponentes aos hospitais atendidos.

Conta atualmente com 12 agências transfusionais instaladas nos maiores hospitais onde são armazenadas as bolsas de sangue. Nesses locais, os funcionários do SHH realizam os testes de compatibilidade sanguínea, garantindo que os pacientes recebam o sangue adequado, e monitoram eventuais reações advindas da transfusão.

o-shh-02
o-shh-03

O Centro Médico do SHH atua em sintonia com os avanços da medicina mundial. É referência na região no diagnóstico e tratamento de doenças do sangue como Leucemias, Mieloma Múltiplo, Linfomas, Anemias, Doenças Hemorrágicas e Transplante Autólogo de Medula Óssea.

Com estrutura completa e moderna, que inclui uma qualificada equipe de hematologistas e hemoterapeutas com sólida formação no Brasil e no exterior, a Hematologia realiza quimioterapia em nível ambulatorial, transfusão de sangue, infusão de medicamentos e conta ainda com um Laboratório de Criopreservação para coleta, processamento e congelamento de células progenitoras do sangue periférico para realização de Transplante Autólogo de Medula Óssea.

O Centro Médico conta ainda com o suporte do único laboratório da região que realiza exames específicos para o diagnóstico de doenças hematológicas, utilizando recursos de alta tecnologia e automação.

LINHA DO TEMPO

Confira abaixo a história do SHH

2016

O SHH é credenciado pela segunda vez pelo Sistema Nacional de Transplantes (SNT), órgão vinculado ao Ministério da Saúde, para realizar Transplantes Autólogos de Medula Óssea em conjunto com o Hospital Santos Dumont, da Unimed São José dos Campos. O primeiro credenciamento foi obtido em 2004 em parceria com o Hospital Pio XII, de São José dos Campos.

2015

O Serviço de Hematologia e Hemoterapia de São José dos Campos completa 35 anos de atuação, marcados pela prestação de serviços de excelência, qualidade e alta confiabilidade à comunidade do Vale do Paraíba e Litoral Norte.

2014

O SHH implanta o padrão de identificação universal ISBT 128, espécie de documento de identidade da bolsa de sangue para aumentar a segurança e a rastreabilidade do sangue transfundido.

2013

A idade limite para doação de sangue é ampliada. Conforme portaria do Ministério da Saúde, o SHH passa a receber doadores entre 16 e 69 anos.

2011

O SHH passa a fornecer plasma para a Empresa Brasileira de Hemoderivados e Biotecnologia (Hemobrás). O plasma é transformado em medicamentos usados no tratamento de portadores de hemofilia, pacientes com HIV e câncer atendidos pelo SUS.

2009

O SHH começa a convocar doadores por meio de SMS (torpedos).

● O SHH é o primeiro serviço hemoterápico do País a realizar o Teste de Ácido Nucléico (NAT) em 100% das bolsas de sangue coletadas, aumentando a segurança do sangue transfundido. O texto tornou-se obrigatório somente em 2014.

2008

O SHH inicia o envio de plasma (produto derivado do sangue) para a França para a produção de medicamentos.

2005

O SHH cria o primeiro Laboratório de Biologia Molecular do Vale do Paraíba

2004

É realizado o primeiro Transplante Autólogo de Medula Óssea do Vale do Paraíba pelo SUS (Sistema Único de Saúde), em parceria com o Hospital Pio XII.

2003

O SHH cria o Banco de Sangues Raros para atender pacientes com tipos sanguíneos diferenciados. A instituição mantém catalogados mais de 700 doadores com características incomuns no sangue.

2000

O SHH recebe a certificação ISO 9002 (atual ISO 9001:2008), tornando-se o primeiro Banco de Sangue do Vale do Paraíba e um dos poucos do Brasil com a qualidade assegurada em todas as etapas de seu trabalho.

1999

A equipe médica do SHH realiza o primeiro Transplante Autólogo de Medula Óssea do Vale do Paraíba.

1991

Com o crescimento populacional e o consequente aumento da demanda por sangue, o SHH constrói uma nova sede, pensando em cada fase do processamento do sangue. O prédio da Rua Antonio Sais é inaugurado no dia 21/6.

● No dia 27/7, um mês após a inauguração do prédio, são informatizados todos os processos – da chegada do doador até a liberação das bolsas de sangue.

1980

O SHH é criado no dia 19/5 a partir da associação entre os médicos Cláudio Pessoa de Melo e Djanete Barbosa de Melo, que já operava um banco de sangue dentro da Santa Casa de Misericórdia de São José dos Campos.

● No dia 10/8 é implantado o Centro de Hematologia do SHH e nasce o Serviço de Hematologia e Hemoterapia de São José dos Campos.

MISSÃO, VISÃO E VALORES

QUALIDADE E SEGURANÇA

Foco no cliente e rigor científico

QUALIDADE

Desde 2000, todos os processos realizados no SHH têm certificação de qualidade. Em agosto de 2018, a instituição foi recertificada na versão 2015 da ISO 9001 tendo como focos principais a satisfação do cliente, a melhoria contínua e a conscientização para a qualidade.

ESTOQUES

Possui estoques de sangue estratégicos garantindo o suprimento de sangue aos pacientes dos hospitais que atende.

TESTE DE ÁCIDO NUCLEICO

Realiza o Teste de Ácido Nucleico (NAT) para Hepatite B, Hepatite C e HIV em todas as bolsas de sangue desde 2009. O exame de biologia molecular aumenta a segurança do sangue transfundido e só passou a ser obrigatório no país em 2014.

POLÍTICA DA QUALIDADE

Os produtos e serviços prestados devem satisfazer as necessidades e expectativas das partes interessadas, através do atendimento da demanda, sem atrasos, adequados à Legislação vigente, buscando a melhoria contínua baseada no melhor conhecimento técnico-científico disponível, isto tudo, realizado dentro de princípios de racionalidade e economia”.

INFORMATIZAÇÃO

Todos os setores do SHH são informatizados e interligados, o que permite um alto grau de racionalidade, segurança e rastreabilidade em todos os processos executados. A instituição conta com um software próprio desenvolvido especificamente para a gestão do ciclo do sangue, desde a captação do doador até a transfusão.

AUTOMAÇÃO

A interferência humana é praticamente nula na área Laboratorial do SHH, garantindo assim a segurança nos resultados emitidos.

CÓDIGO ISBT

Para aumentar a segurança e a rastreabilidade do sangue transfundido, o SHH implantou o padrão de identificação universal ISBT 128, espécie de documento de identidade da bolsa de sangue. Por meio de um código de barras internacional, é possível obter informações sobre o sangue coletado como país, data, local da coleta, exames realizados, validade, classificação e descrição do produto.

Horários

Doações de Sangue

De Segunda a Sexta
das 07h00 às 12h30

Marcação de Consulta

De Segunda a Sexta
das 14h30 às 17h30

Coleta de Exames

De Segunda a Sexta
das 07h00 às 12h30

Endereços

São José dos Campos – SP
(Banco de Sangue, Consultório e Laboratório)
Rua Antonio Saes, 425 – Centro
CEP: 12210-040

Jacareí – SP
(Consultório)
Rua Rui Barbosa, 379, 3º andar, sala 304 – prédio do Jacareí Shopping – Centro – Jacareí

Contato

Tel/Fax: (12) 3519-3766
Whatsapp Consultório: (12) 99632-8441
Whatsapp Banco de Sangue: (12) 98136-0011
E-mail: contato@shhsjc.com.br

São José dos Campos

Veja no Google Maps

Jacareí

Veja no Google Maps