Loading... (0%)

Rádio CBN Vale do Paraíba: Banco de Sangue de São José reforça importância da doação durante ‘Junho Vermelho’

24 June 2021

A campanha Junho Vermelho, realizada este mês por instituições públicas e privadas da área da saúde, busca conscientizar a população sobre a importância da doação de sangue e, desse modo, angariar mais doadores voluntários.

O Ministério da Saúde estima que, no ano passado, devido à pandemia de covid-19, o número de doações tenha diminuído 20%, na comparação com o ano anterior. No primeiro trimestre de 2021, a taxa de doação voluntária da população brasileira era de 1,6%, dentro do padrão estabelecido pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

Paulo Pontes, responsável pelo setor de Captação de Doadores do Banco de Sangue de São José dos Campos, a campanha é essencial neste período que habitualmente sofre com a queda de doações no setor. Ao local, o cidadão pode ir com segurança, uma vez que são adotadas medidas de prevenção para evitar a propagação do vírus, sem risco para os doadores.(ouça a reportagem ao final do texto)

Para doar sangue, a pessoa deve estar em boas condições de saúde e alimentada, ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 50 kg e levar documento de identidade original com foto recente.

Covid-19 – Quem tomou a vacina contra a Covid-19 pode doar sangue. Pessoas que forma imunizadas com a Coronovac podem doar 48 horas após cada dose. Já aquelas que tomara as vacinas da AstraZeneca, Pfizer e Janssen deverão doar 7 dias após cada dose. Quem teve Covid também pode doar 30 dias após o final dos sintomas.

O responsável pelo setor de Captação de Doadores do Banco de Sangue de São José dos Campos explica que o estoque está abastecido neste período, mas as doações não podem parar independente do período do ano.

O Banco de Sangue de São José fica localizado na rua Antônio Saes, 425 – Centro. Dúvidas podem ser tiradas pelo Whatsapp: (12) 98136-0011 ou pelo telefone (12) 3519-3766.

 

Ouça a entrevista: https://www.cbnvale.com.br/banco-de-sangue-de-sao-jose-reforca-importancia-da-doacao-durante-junho-vermelho/