Loading... (0%)

Link Vanguarda: Banco de Sangue de SJC faz campanha de conscientização sobre doação

14 June 2021

O Serviço de Hemoterapia de São José dos Campos dedica o mês de junho a conscientizar a população sobre a importância de doar sangue e para garantir estoques suficientes para o período de inverno. O tipo de sangue mais necessário no momento é o O-, o doador universal, mas com a chegada do frio, com a maior incidência de rejeição devido às doenças de inverno e a pandemia, o estoque costuma cair.

Segundo o responsável pelo setor de Captação de Doadores do Serviço de Hemoterapia, Paulo Pontes, por se tratar de um serviço essencial, o banco de sangue não pode parar e conta com a colaboração da população para atender aos 3.500 pacientes que recebem transfusão todos os meses.

O hemoterapeuta Marcelo Romanelli explica que a quantidade de bolsas utilizadas nos hospitais depende do tipo de comorbidade que o paciente tem, do tipo de acidente que sofre e se o paciente está com um sangramento importante. “Por isso, é importante manter os estoques para que nunca falte sangue nas intercorrências”, disse.

Assista da reportagem do Link Vanguarda: https://globoplay.globo.com/v/9592313/