Loading... (0%)

Covid-19: Banco de Sangue de SJC adota novos critérios para doação de sangue

25 janeiro 2022

O Banco de Sangue de SJC adota, a partir de hoje (25/1), novos critérios na triagem de doadores que tiveram Covid-19 ou tiveram contato com pessoas doentes. A mudança foi estabelecida pelo Ministério da Saúde por meio de uma nota técnica.

Com a nova regra, pessoas que tiveram Covid podem doar 10 dias após a recuperação completa. Já quem teve Covid e não apresentou sintomas, pode doar 10 dias após a data da realização do teste.

Candidatos à doação que tiveram contato com pessoas com Covid podem doar após 7 dias do último contato, desde que não tenham apresentado sintomas. Quem fez isolamento voluntário ou por orientação médica tem que esperar o tempo recomendado e doar somente após testar negativo para Covid-19.

A alteração nos critérios para doação de sangue nos casos de Covid-19 chega em um momento importante. Nas últimas semanas, devido ao aumento de casos de Covid, causados pela variante Ômicron, além das gripes e resfriados, muitos doadores não estão atendendo ao chamado do Banco de Sangue de SJC porque estão doentes.

“Com a redução do tempo de inaptidão, os doadores poderão retomar sua rotina de doações antes do esperado, ajudando a manter os estoques de sangue em níveis adequados em nossa região”, disse o coordenador do setor de Captação de Doadores do Banco de Sangue.

Gripe e resfriado – Em relação aos doadores que tiveram gripe e resfriado, a orientação continua sendo a mesma. Podem doar 15 dias após o final dos sintomas.

 

Assista as principais reportagens sobre a mudança: 

TV Vanguarda: https://www.instagram.com/tv/CZOzS1doGE8/?utm_medium=copy_link

TV Band Vale: https://www.instagram.com/tv/CZboqh9IeJT/?utm_medium=copy_link

TV Record Vale: https://www.instagram.com/tv/CZugPdHgL3o/?utm_medium=copy_link

TV Setorial: https://fb.watch/aUTtswbsTo/

TV Novo Tempo: https://youtu.be/2oGq2v4gwK8

 

Assessoria de Comunicação | Vanessa Fernandes

12 99791-1233