O Banco de Sangue de SJC iniciou hoje, dia 27/4, a coleta de plasma convalescente (parte líquida do sangue) de pacientes curados da Covid-19, com resultado de exame comprobatório ao diagnóstico, que já estejam há 30 dias sem sintomas da doença. O primeiro doador foi o médico Fábio Roberto da Silva Baptista. A expectativa é que os anticorpos presentes no plasma auxiliem na recuperação de pessoas infectadas pelo novo coronavírus.
A doação foi feita por meio de aférese (procedimento no qual um componente sanguíneo é separado e removido do organismo através de um equipamento automatizado), conforme autorização do Ministério da Saúde para Bancos de Sangue. O plasma será congelado, armazenado separadamente e utilizado posteriormente caso haja a necessidade em algum paciente com Covid-19 internado em estado grave, com quadro de insuficiência respiratória. A transfusão só poderá ser feita com autorização do médico responsável, para casos em que não há alternativas de tratamento, e permissão da família para uso da terapêutica experimental, ainda sem evidências sobre a sua eficácia (uso compassivo).
“As transfusões de plasma convalescente são seguras e bem toleradas pela maioria das pessoas submetidas ao procedimento. Ainda assim, é preciso cautela em relação ao seu uso no tratamento da Covid-19. Além de não haver evidências científicas a respeito da sua eficácia como imunoterapia passiva no tratamento da doença, há o risco, que é relativamente raro, de as pessoas que receberam o plasma terem reações alérgicas e outros adventos adversos”, explica o Dr. Marcelo Romanelli, do Banco de Sangue de SJC.
Para o médico Fábio Roberto da Silva Baptista, “ter a oportunidade de participar desse projeto é trazer esperança, uma notícia positiva principalmente para pacientes graves”.
A Comissão Nacional de Ética e Pesquisa do Ministério da Saúde autorizou médicos e cientistas a realizarem pesquisas para testar a eficácia da terapia de infusão de plasma para tratar a Covid-19.
O Banco de Sangue de São José dos Campos está entrando em contato com pacientes curados há pelo menos 30 dias da Covid-19, que já são considerados elegíveis para a doação de sangue convencional (a coleta de plasma antes desse período está autorizada apenas para fins de pesquisa clínica), com a finalidade de ajudar no combate à doença em nossa região.
Quem pode doar plasma?
– Homens e mulheres (que nunca engravidaram), com idade entre 18 e 69 anos, que tiveram Covid-19, e sem sintomas há pelo menos 30 dias
– O doador deve ter realizado o exame confirmatório para a Covid-19 com resultado positivo ao diagnóstico, apresentá-lo antes da doação e passar por avaliação médica
– Não pode ter doenças como: Hepatite B e C, Sífilis, HIV e Doença de Chagas e preencher os requisitos necessários para uma doação de sangue convencional, segundo a legislação brasileira.
Para se candidatar, o doador deve entrar em contato com o Banco de Sangue de SJC pelo telefone (12) 3519-3766. Ele passará por uma triagem e a coleta do plasma será agendada por nossa equipe.
Ressaltamos que não se trata de um exame de Covid-19. A coleta só poderá ser feita por pacientes que já tiveram a doença e estão curados, mediante a apresentação de exame comprobatório.
Serviço de Hemoterapia de São José dos Campos
Assessoria de Imprensa | Vanessa Fernandes (Mtb 23.615)
Contato: 12 99791-1233