Loading... (0%)

Serviço de Hemoterapia lança vídeo sobre segurança transfusional

29 March 2021

O Serviço de Hemoterapia de São José dos Campos (SHH) está lançando o vídeo http://www.shhsjc.com.br/banco-de-sangue/seguranca-transfusional/ destinado a hospitais e clínicas atendidos pela instituição com o objetivo de contribuir com a excelência e a segurança transfusional.

Elaborado em animação 2D e com cerca de 10 minutos, o vídeo “será uma importante ferramenta na educação continuada, treinamento e integração dos profissionais que executam as transfusões, aumentando a segurança de pacientes que recebem sangue”, disse o hemoterapeuta Marcelo Romanelli.

Procedimento frequente nos hospitais, as transfusões de sangue são um recurso terapêutico valioso que aliviam sofrimentos e salvam vidas todos os dias, mas também podem causar graves consequências e até levar à morte caso todas as condutas técnicas necessárias não sejam realizadas de forma correta e detalhada.

“Estar cientes, treinados e atentos para prevenir, identificar, abordar e tratar possíveis reações transfusionais é obrigação de todos os profissionais da saúde que lidam com transfusões. O resultado é a melhoria da segurança dos pacientes”, informa o Manual Técnico de Hemovigilância da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).

Criado há mais de 40 anos, o SHH realiza, em média, 3.500 transfusões de sangue por mês. A instituição é responsável por todo o ciclo do sangue, desde a coleta até a distribuição e acompanhamento nas transfusões nos hospitais.

As transfusões de sangue salvam vidas de vítimas de traumas, em recuperação pós-cirúrgica, em tratamento contra o câncer, vítimas da Covid-19, entre outras doenças.

 

Assessoria de Imprensa