Loading... (0%)

TV Band Vale: Banco de Sangue de SJC registra aumento de 16% no número de doadores

02 February 2021

Mesmo em época de pandemia, o Serviço de Hemoterapia de São José dos Campos registrou um aumento de 16,4% no número de doadores comparando de janeiro a outubro de 202o com o mesmo período do ano anterior. O excelente resultado se deve a um trabalho de conscientização realizado há mais de 20 anos pela instituição que reúne atualmente em seu cadastro mais de 200 mil doadores. O Banco de Sangue também realiza campanhas constantes e utiliza as mídias sociais para estimular a doação de sangue.

Plasma convalescente

Além da doação convencional de sangue, o Banco de Sangue de SJC faz a coleta de plasma convalescente. Segundo a Dra. Silvia Guedes, os anticorpos presentes no plasma podem auxiliar na recuperação de pacientes graves com Covid-19.  A terapêutica com o plasma convalescente é experimental.

Doadores que tiveram Covid-19 há mais de 30 dias e estão sem sintomas, podem se candidatar a doar o plasma.

Quem pode se candidatar e quais os requisitos?

• Homens e mulheres (que nunca engravidaram), com idade entre 18 e 69 anos
• Ter melhorado dos sintomas da Covid-19 há 30 dias
• Apresentar exame confirmatório para a Covid-19 com resultado positivo ao diagnóstico
• Se assintomático, ter realizado exame de anticorpo com diagnóstico há mais de 30 dias.
• Não ter Hepatite B e C, Sífilis, HIV e preencher os requisitos necessários para uma doação de sangue convencional, segundo a legislação brasileira.

Como se candidatar?

• Se você preenche os requisitos acima, basta comparecer ao Banco de sangue (Rua Antônio Saes, 425 – Centro. De segunda a sexta, das 7h às 12h30) para uma doação convencional e comunicar ao enfermeiro da Triagem (entrevista pessoal) que teve Covid-19 há mais de 30 dias.
• Você poderá apresentar o resultado do seu exame ao enfermeiro ou enviá-lo por Whatsapp posteriormente.
• O Banco de Sangue irá coletar o seu sangue normalmente, separá-lo em hemocomponentes para transfusão e fará um exame específico no seu plasma para identificar se há alta concentração de anticorpos. Se houver, o seu plasma será disponibilizado para o tratamento de pacientes da Covid-19.

 

Assista a reportagem da TV Band Vale (aos 11′ 21”)

https://www.youtube.com/watch?v=NyeXIKCtWOA&t=13s

 

 

Assessoria de Imprensa SHH