Loading... (0%)

SHH comemora Dia do Doador na sexta, dia 23/11

21 November 2018

O Serviço de Hemoterapia de São José dos Campos vai homenagear os doadores de sangue (dia 25/11 é o Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue) na sexta-feira, dia 23/11, com uma programação especial.

“Chegou o momento de agradecermos aos doadores e fazemos os estoques de final de ano. Portanto, é fundamental que a comunidade compareça ao banco de sangue antes das festas e do período de férias”, disse o responsável pelo setor de Captação de Doadores, Paulo Pontes.

Hábito e Segurança

O Serviço de Hemoterapia atingiu este ano o índice de 82% de doadores voluntários. Ou seja, oito a cada dez doadores vêm espontaneamente fazer sua doação, sem a necessidade de convocação para repor sangue para um amigo ou familiar. Há 20 anos, esse índice era de 24%.

Os resultados são fruto de 38 anos de trabalho de conscientização realizado pela equipe do Banco de Sangue junto à população. “Cerca de 35% dos doadores voluntários retornam para uma segunda doação no período de 1 ano, mas lembramos que é possível doar mais vezes. Os homens podem doar até 4 vezes por ano, com intervalos de 60 dias, e mulheres podem comparecer ao banco de sangue até 3 vezes por ano, com intervalos de 90 dias. Precisamos fazer da doação um hábito”, explica Pontes.

Este ano, o Serviço de Hemoterapia também está ampliando a segurança do sangue transfundido. Com a mudança no perfil dos pacientes, hoje temos mais pessoas submetidas a transplantes ou altas doses de quimioterapia. Para atender a esta demanda, mesmo sem a obrigatoriedade da lei, a partir do próximo mês, o banco de sangue passará a fazer o controle microbiológico de 100% das plaquetas (hemocomponentes usados para conter sangramentos), seguindo padrões internacionais de controle de qualidade.

Demanda

O Serviço de Hemoterapia é o maior banco de sangue do Vale do Paraíba e atende aos principais hospitais da região. Entre eles estão o Hospital Municipal e o Hospital Regional de São José dos Campos; a Santa Casa de Jacareí; o Hospital São Lucas, em Taubaté, a Santa Casa de Pindamonhangaba e a Casa de Saúde Stella Maris, em Caraguatatuba.

A instituição recebe, em média, 100 doações por dia e realiza 3.500 transfusões de sangue por mês.

Quem pode doar

#Pessoas saudáveis

#Entre 16 e 69 anos

#Homens devem ter mais de 50 kg e mulheres mais de 55 kg.

#Apresentar documento oficial com foto como Carteira de Identidade

#Não estar em jejum, mas evitar alimentos gordurosos como leite, ovos, frituras e frios 3 horas antes de doar

#Ter repousado por, no mínimo, 6 horas.

 

O Serviço de Hemoterapia fica à Rua Antônio Saes, 425 – Centro (ao lado da Santa Casa). Funciona de segunda a sexta, das 7h às 12h30.

Telefone: 12 3519.3766.

 

Assessoria de Imprensa

Vanessa Fernandes