Loading... (0%)

Banco de Sangue de São José dos Campos comemora Semana do Doador de Sangue

20 November 2020
  • Evento homenageia pessoas que enfrentaram o medo do coronavírus e mantiveram doações
  • Mesmo com a pandemia, número de doadores cresce 16,4% em nossa região em 2020
  • Objetivo da campanha é reforçar estoques de sangue para o período de férias e festas

 

Em celebração ao Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue (25/11), o Banco de Sangue SJC vai dedicar uma semana inteira, entre 23 e 27/11, para reconhecer e agradecer aos doadores de sangue de São José dos Campos e região, que enfrentaram o medo de contaminação pelo coronavírus e mantiveram normalmente as doações. Mesmo com a pandemia, o número de doadores cresceu 16,4% no acumulado de 2020 (jan. a out.) em comparação ao mesmo período de 2019.

“A população de São José dos Campos e região atendeu ao nosso chamado e entendeu a necessidade de manter a regularidade das doações de sangue neste período de pandemia. Assim como os médicos e enfermeiros, o doador de sangue é essencial para o bem-estar e a saúde da população”, disse o responsável pelo setor de Captação de Doadores do Banco de Sangue de SJC, Paulo Pontes.

Além de ser um momento de agradecimento e celebração à vida, a Semana do Doador 2020 será também uma importante oportunidade para o Banco de Sangue de SJC atrair mais doadores e reforçar seus estoques para o período de férias e festas de final de ano, quando geralmente ocorre uma redução nas doações.

O tema da campanha da Semana do Doador 2020 é “Quem doa sangue vive mais saudável. Eu faço parte!”. O objetivo é destacar que os doadores são pessoas que cultivam um estilo de vida saudável e gostam de compartilhar um pouco de sua boa saúde em benefício dos semelhantes. Doar sangue é ser solidário, é compartilhar boa saúde e qualidade de vida.

Neste ano, para garantir um atendimento de qualidade aos doadores serão distribuídas 140 senhas na segunda (23), terça (24) e quinta-feira (26). Na quarta (25), dia do doador, e na sexta-feira, dia 26, serão distribuídas 200 senhas para doação.

Quem pode doar – Para doar é preciso estar saudável e ter entre 16 e 69 anos (menores devem vir acompanhados de um dos pais e quem doa pela primeira vez deve ter no máximo 60 anos). Também é preciso apresentar um documento oficial com foto.

Os homens devem pesar acima de 50 kg e as mulheres, acima de 55 kg. Quem doa também deve ter descansado no mínimo 6 horas e não estar em jejum. O doador pode comer fruta, tomar café puro e comer pão com geleia ou manteiga. Nada de leite e derivados ou alimentos gordurosos.

As doações de sangue podem ser feitas de segunda a sexta, das 7h às 12h30. O Banco de Sangue de São José dos Campos fica à Rua Antônio Saes, 425 – Centro. Telefone (12) 3519-3766. Você pode saber mais detalhes sobre doação no site www.shhsjc.com.br, no Facebook e Instagram Banco de Sangue de SJC

Serviço de Hemoterapia de São José dos Campos

Assessoria de Imprensa | Vanessa Fernandes (Mtb 23.615)

Contato: 12 99791-1233