Loading... (0%)

Conheça o passo a passo da doação de sangue

15 September 2015

Doar sangue é um gesto simples, rápido, indolor que não representa nenhum risco para quem doa. Para doar, no entanto, é preciso passar por um processo que começa na recepção do Banco de Sangue de SJC com a apresentação de um documento oficial com foto e o preenchimento de um cadastro.

Os passos seguintes incluem a participação e um processo de triagem para verificação de peso, pressão arterial, teste de anemia e uma entrevista sobre hábitos comportamentais.

Uma vez aprovado nesse processo, o doador estará apto para ir para a sala de coleta e realizar sua doação.

Conheça o passo a passo da doação e sangue e venha até o Banco de Sangue de SJC para ajudar a salvar vidas. Estamos esperando por você!

1. Recepção: Você deverá apresentar um documento oficial com foto como R.G ou Carteira de Habilitação. Informe seus dados pessoais, endereço, celular e e-mail para que o Banco de Sangue consiga se comunicar com você.

2. Pré-triagem: Um funcionário verificará seu peso, altura e fará um teste de anemia. Importante saber que homens precisam ter mais de 50 kg e mulheres mais de 55 kg. Saiba também que quem tem anemia não pode doar.

3. Triagem: Sua temperatura e pressão arterial serão verificados. Você responderá perguntas pessoais e sigilosas sobre saúde e comportamento.

4. Voto de autoexclusão: Você deverá responder SIM ou NÃO para a seguinte pergunta: Você acha que o seu sangue é seguro para ser transfundido para outra pessoa? Independentemente da resposta, o sangue será coletado e todos os exames realizados. Porém, se a resposta for NÃO, a bolsa de sangue será descartada.

5. Coleta: Em, no máximo, 15 minutos, serão coletados 460 ml de sangue e amostras para a realização de exames. Fique tranquilo, todo o material usado é descartável e não há riscos para sua saúde. Quando a doação acabar, você receberá um atestado que abonará sua falta no trabalho.

6. Lanche: Para compensar o volume de sangue retirado e se hidratar, você tomará um lanche. Você também receberá um folheto orientando sobre os cuidados que deverá ter após a doação.

7. Após a doação: O sangue que você doou passará por exames para testar doenças como hepatite B e C, HIV, HTLV I e II (anticorpo do vírus ligado à leucemia), Doença de Chagas e Sífilis, entre outros exames. Se algum desses exames apresentar resultado positivo, o sangue doado será descartado e você será chamado para uma consulta em nosso Ambulatório médico.

8. Fracionamento: As bolsas com sangue total são separadas em hemocomponentes como concentrado de hemácias, concentrado de plaquetas, plasma e crioprecipitado. Cada um tem um função no momento de salvar vidas nos hospitais atendidos.

9. Atendimento: Depois de liberadas, as bolsas de sangue serão encaminhadas para mais de 30 hospitais e clínicas de São José dos Campos, Jacareí, parte de Caçapava e Taubaté, Pindamonhangaba e Caraguatatuba. O sangue será utilizado para salvar a vida de pacientes que sofreram acidentes, vítimas de violência, pacientes cirúrgicos e oncológicos.

Assessoria de Imprensa|SHH