Loading... (0%)

14 de Junho: Dia Mundial do Doador de Sangue

13 June 2017

O Dia Mundial do Doador de Sangue é comemorado no dia 14 de junho. A data especial serve para aumentar a conscientização sobre a necessidade de sangue e para agradecer aos doadores por salvarem  vidas.

O sangue é um recurso importante em todos os tratamentos agendados e intervenções urgentes. Pode aumentar a esperança e qualidade de vida de pacientes com doenças fatais e ser usado em procedimentos médicos e cirúrgicos complexos. É também essencial para tratar os feridos durante emergências de todos os tipos (desastres naturais, acidentes, conflitos armados, etc.) e desempenha um papel essencial na atenção materna e perinatal.

Um Banco de Sangue que oferece aos pacientes sangue seguro e em quantidade suficiente é um componente essencial de qualquer sistema de saúde eficaz.

Peça central da campanha

Todos os anos, milhões de pessoas colocam em risco suas vidas e saúde em situações de emergência. Na última década, os desastres causaram mais de 1 milhão de mortes, enquanto pessoas afetadas por emergências excedem anualmente 250 milhões. Desastres naturais como terremotos, inundações e tempestades, bem como acidentes de trânsito e conflitos armados,  também podem gerar uma maior procura por atendimentos médicos e consequente necessidade de sangue.

As transfusões de sangue são um componente essencial de atenção médica. Em caso de emergência, aumenta a demanda por transfusões de sangue, que são mais difíceis e complexas. Um suprimento adequado de sangue durante as emergências requer um banco de sangue bem organizado e uma população de doadores comprometida a doar durante todo o ano.

Doe sangue. Doe agora. Doe  frequentemente

Assim, a campanha deste ano centra-se em doar sangue durante emergências. Diante de uma situação de crise ou de emergência, todos nós nos perguntarmos: “O que posso fazer?” “Como eu poderia ajudar?”. Por isso, o slogan da campanha de 2017 é: “O que você pode fazer?” Com a seguinte mensagem secundária: “Doe sangue. Doe agora. Doe frequentemente . ”

Esta campanha destaca o papel que cada um pode desempenhar para ajudar em situações de emergência por meio da valiosa doação de sangue. A campanha também se concentra no fato de que é importante doar sangue regularmente, para ter um estoque de sangue suficiente antes de surgir a necessidade.

Fonte: OMS