O Centro Médico do Serviço de Hematologia e Hemoterapia de São José dos Campos (SHH) é referência no Vale do Paraíba no diagnóstico e tratamento de pacientes com doenças do sangue como Leucemias, Mieloma Múltiplo, Linfomas, Anemias, Doenças Hemorrágicas e na realização de Transplante Autólogo de Medula Óssea.
O SHH oferece aos seus pacientes um atendimento integrado com toda a assistência necessária por meio de uma equipe médica com sólida formação no Brasil e no exterior. Esta equipe realiza, semanalmente, reuniões para discussão de casos e atualização de protocolos médicos. Conta, ainda, com equipe multiprofissional composta por enfermeiros, farmacêuticos e biomédicos. Sua marca é o atendimento humanizado aliado à estrutura física completa e excelente suporte laboratorial.
A área de Hematologia atende pacientes com anemias carenciais, anemias hemolíticas hereditárias e adquiridas, policitemias, leucopenias, leucocitoses, plaquetopenias, trombocitoses, doenças hemorrágicas hereditárias e adquiridas, avaliação de risco trombótico ou hemorrágico perioperatório e controle de anticoagulação.
Na área de Onco-hematologia, atende leucemias agudas e crônicas, linfomas de Hodgkin e Não-Hodgkin, mieloma múltiplo e síndromes mielodisplásicas.
Transplante Autólogo de Medula Óssea – Em março de 2016, o SHH foi credenciado pelo Sistema Nacional de Transplantes (SNT), órgão vinculado ao Ministério da Saúde, para realizar Transplantes Autólogos de Medula Óssea em conjunto com o Hospital Santos Dumont, da Unimed São José dos Campos.
O Transplante Autólogo de Medula Óssea consiste na retirada e congelamento de células-tronco hematopoiéticas saudáveis provenientes da medula óssea (fábrica do sangue) do próprio paciente, que, então, passa por um tratamento que consiste em sessões de quimioterapia em altas doses a fim de destruir células tumorais resistentes aos tratamentos convencionais. Em seguida, as células-tronco hematopoiéticas são reintroduzidas no organismo do paciente, vão se alojar na medula óssea e passam a produzir novas células sanguíneas saudáveis.
O procedimento, considerado de alta complexidade, pode fazer parte do tratamento de diversas doenças, tais como: leucemia, linfomas e mieloma múltiplo. A necessidade deste tipo de transplante deve ser avaliada e indicada por um médico especialista.