Loading... (0%)

Rádio Mensagem: Dra. Maíra dá entrevista sobre Mieloma

05 April 2021

A hematologista Maíra de Assis Barbosa, que integra  a equipe médica do SHH – Serviço de Hematologia, participou, no dia 30/3, do Programa Falando de Vida, veiculado pela Rádio Mensagem, da Diocese de São José dos Campos, falando sobre Mieloma Múltiplo. Março é o mês dedicado à conscientização desse tipo raro de câncer caracterizado pela proliferação anormal dos plasmócitos, responsáveis pela produção dos anticorpos, que infiltram a medula óssea prejudicando seu funcionamento.

Durante 1 hora, a Dra. Maíra respondeu perguntas do apresentador Donizete Eugênio e dos ouvintes. O objetivo da participação da hematologista foi reforçar a importância do diagnóstico precoce e orientar a população sobre os sinais e sintomas do Mieloma.

Por se tratar de uma doença rara e mais prevalente em pessoas idosas (mediana de 66 anos ao diagnóstico), o Mieloma frequentemente é confundido com doenças ortopédicas comuns nessa faixa etária e problemas renais.

Os pacientes com Mieloma não apresentam sintomas no estadio inicial ou apresentam sinais vagos que podem ser confundidos com outras doenças. Os mais comuns são anemia, dores ósseas, fraturas patológicas, emagrecimento, insuficiência renal e facilidade para desenvolver infecções.

Ouça a entrevista completa da Dra. Maíra: https://fb.watch/4G-DVVx2zT/

 

Assessoria de Imprensa