Loading... (0%)

Serviço de Hematologia assegura continuidade de tratamento por meio de consultas on-line

29 June 2020

Objetivo é garantir total segurança, conforto e apoio integral a pacientes mesmo durante o período de pandemia

Especializado no diagnóstico e tratamento de pacientes com doenças do sangue e do sistema linfático, o SHH – Serviço de Hematologia está oferecendo desde maio consultas on-line a seus pacientes. Estão sendo atendidas desta forma pessoas que já são pacientes da clínica, com consultas eletivas (programadas), que não são de urgência ou emergência.

A medida foi adotada para reduzir o risco de exposição ao novo coronavírus e, sobretudo, dar continuidade aos tratamentos, que não devem ser interrompidos. Autorizadas pelo Conselho Federal de Medicina e pelo Ministério da Saúde, as consultas à distância também são aceitas e recomendadas pelos planos de saúde.

A paciente H.M., de 75 anos, que já recebia acompanhamento na clínica, fez em maio uma teleconsulta com a Dra. Leila Pessoa de Melo, diretora médica do SHH – Serviço de Hematologia. “Conversei com a Dra. Leila como se estivesse no consultório e relatei tudo que aconteceu com minha saúde. Ela fez várias perguntas e me orientou. Me senti muito segura. Achei positivo este avanço tecnológico”, disse.

Desde o início da pandemia, seguindo recomendação da ANS (Agência Nacional de Saúde), o Serviço de Hematologia manteve o atendimento presencial somente para casos críticos, pacientes de primeira vez, pacientes em quimioterapia e pacientes que fazem controle de anticoagulação (problemas na coagulação do sangue).

Segurança – Para oferecer as consultas à distância, o Serviço de Hematologia implementou uma nova plataforma de telemedicina baseada nas diretrizes do Ministério da Saúde e nas melhores práticas internacionais. “Tomamos todos os cuidados com segurança da informação, privacidade e sigilo dos dados no atendimento aos nossos pacientes, com a finalidade de proporcionar sempre os melhores serviços, dentro dos mais elevados padrões de qualidade”, explica a Dra. Leila.

A equipe de hematologistas recebeu treinamento para que a experiência da consulta on-line atenda às necessidades dos pacientes. Cada detalhe do consultório onde é feito o atendimento foi cuidado para que o paciente se sinta acolhido e confortável como numa consulta presencial.

Segundo a Dra. Leila, os médicos podem perfeitamente atender e repassar orientações, prescrições e encaminhamentos à distância por meio da telemedicina. “É muito importante que os pacientes mantenham a rotina de seus tratamentos nesse período. A telemedicina é uma novidade positiva e uma oportunidade de dar o acompanhamento que nossos pacientes necessitam”, disse.

Como funciona a Telemedicina

– É oferecida como alternativa a pacientes eletivos que já recebem tratamento na clínica, mantendo-se a opção da consulta presencial para quem preferir.

– O paciente é orientado a instalar o programa no celular ou no computador

– Médica e paciente se veem pelo celular ou computador. A consulta é feita em um ambiente seguro e confidencial.

– A consulta virtual é tranquila e acolhedora para que o paciente se sinta confortável como se estivesse no consultório real.

– A médica orienta o paciente caso identifique a necessidade de uma consulta presencial.

– Receitas, exames e relatórios são emitidos eletronicamente pela médica.