Loading... (0%)

Vacina contra Covid-19 impede doação de sangue temporariamente

23 February 2021

A vacina contra a Covid-19 impede a doação de sangue temporariamente. De acordo com a Nota Técnica 12/2021, da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), os candidatos a doação que receberam a vacina Sinovac/Butantan devem aguardar 48 horas após cada dose para doar sangue. Já os candidatos que foram imunizados com a vacina AstraZeneca/Fiocruz devem esperar 1 semana para realizar a doação.

As vacinas contra a Covid-19 são produtos recentemente desenvolvidos e muitas delas utilizam novas tecnologias vacinais cujo impacto sobre doações de sangue é pouco conhecido. Assim, as orientações sobre prazos de inaptidão, entre outras, devem seguir o racional científico relacionado às tecnologias utilizadas, as contraindicações e as reações adversas reportadas pelos desenvolvedores, o princípio da precaução e as experiências de países que já iniciaram a vacinação.

Por precaução, deve-se aplicar um adiamento da doação de sangue de pessoas que desenvolverem sintomas ao receber uma vacina contra o vírus Sars-Cov-2 por até 7 dias após o fim dos sintomas.

 

Assessoria de Imprensa