Loading... (0%)

Banco de sangue usa ‘Pokémon Go’ para convocar doadores em São José

23 August 2016

O Banco de Sangue de São José dos Campos (SP) também entrou na onda do ‘Pokémon Go’ para atrair doadores. Pelo Facebook, o órgão postou fotos de um monstrinho encontrado na recepção do local. A ideia é mostrar que as pessoas podem brincar com o aplicativo enquanto esperam para fazer a doação.

De acordo com a administração do serviço de hemoterapia, a ideia surgiu ao perceber que igrejas e hospitais da região são ‘ginásios’ ou ‘pokéstops’ e despertam o interesse dos treinadores. Mesmo sem esses pontos no Banco de Sangue, Paulo Pontes, coordenador da captação, afirma que o local frequentemente é “visitado” pelos pokémons.

“A gente notou que não era ponto de combate, mas reparamos que os próprios funcionários comentavam bastante sobre o jogo na hora de almoço, que encontravam pokémons por aqui. Então resolvemos tirar a foto de um e publicar para mostrar às pessoas”, explica.

O convite foi feito por uma página utilizada para interagir com os doadores. Paulo conta que o contato é muito importante para manter o público ativo com o Banco de Sangue. “Temos a página no Facebook para usar como ferramenta de divulgação mesmo. Como parte do nosso público é jovem, é fundamental que a gente acompanhe as novas ferramentas de comunicação de massa”.

Atualmente,o banco de sangue da cidade conta com uma média de 100 doações diárias, utilizadas para abastecer mais de 30 hospitais da região. O número é suficiente para atender a demanda, mas o hemonúcleo afirma que o trabalho de campanha precisa ser contínuo.

A faixa etária de doadores de sangue mais participativa é a de 20 a 40 anos, representando 55% das doações. O banco espera que com essa ação mais jovens se cadastrem no sistema de doação para substituir as pessoas que não podem mais doar.

Quem pode doar
Para ser um doador, é preciso ter idades entre 16 e 69 anos de idade. Homens precisam pesar, no mínimo 50 quilos, enquanto as mulheres devem ter pelo menos 55 quilos. Não é preciso fazer jejum, mas pede-se que o doador evite comidas gordurosas nas 3 horas que antecedem a doação.

As doações podem ser agendadas pelo telefone (12) 3519-3766. O Banco de Sangue de São José dos Campos fica na rua Antonio Sales, 425, e funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 12h30.

(*) colaborou Guilherme Machado

 

Publicado em G1 Vale do Paraíba

 

VEJA A REPORTAGEM NO G1