Loading... (0%)
SHH-142_b
SHH-41

Seja doador

Veja abaixo alguns dos pré-requisitos para ser um doador de sangue, e se tiver alguma duvida veja nossa lista completa.

Quem pode doar?

Pessoas entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até os 60 anos, com peso mínimo de 50 Kg.

Horário de atendimento

O Serviço de Hemoterapia está aberto para doações de sangue de segunda a sexta-feira, das 7h às 12h30

Estacionamento

Doadores de sangue têm estacionamento gratuito à Rua das Monções (ao lado do Banco de Sangue).

Onde doar sangue

A doação de sangue pode ser feita na Rua Antônio Saes, 425 (ao lado da Santa Casa de São José dos Campos)

Conheça o Serviço de Hematologia e Hemoterapia de São José dos Campos (SHH)

O Serviço de Hematologia e Hemoterapia de São José dos Campos (SHH) é um centro de excelência médica criado por hematologistas em 1980 que trabalha dentro do máximo rigor científico e aplica recursos de última geração em todos os procedimentos que realiza nas áreas Hemoterápica (banco de sangue). A instituição, que possui certificação ISO 9001:2015, segue padrões internacionais que garantem a qualidade e a confiabilidade dos serviços que presta.

CLIQUE E SAIBA MAIS

DÚVIDAS FREQUENTES

Nossos médicos esclarecem as principais dúvidas sobre doação

Posso contrair alguma doença por meio da doação de sangue?

Não. Quem doa não corre risco de adquirir doenças. O material utilizado na coleta é descartável e o sangue retirado é reposto naturalmente pelo organismo.

A doação vai fazer com que eu engorde ou emagreça?

A quantidade de sangue retirado não interfere em seu peso.

Se eu doar, meu sangue vai engrossar ou afinar?

Nem uma coisa nem outra. O organismo controla perfeitamente a reposição de volume e de glóbulos vermelhos, mantendo-os sempre na mesma quantidade.

Doar sangue vicia, provoca coceira ou alergia?

Doar sangue não vicia, não dá coceira e nem alergia.

Quantas vezes eu posso doar sangue?

Homens podem doar 4 vezes ao ano, com intervalo de 60 dias, e mulheres, 3 vezes ao ano, com intervalo de 90 dias.

Mulher grávida, amamentando ou que sofreu um aborto pode doar sangue?

Não. A mulher não pode estar grávida e deve esperar 3 meses após o parto normal e 6 meses após o parto cesáreo para doar sangue. Se estiver amamentando, não deve doar, a não ser que o parto tenha ocorrido há mais de 12 meses. Se tiver sofrido aborto, deve esperar também 3 meses.

Posso doar sangue se estiver menstruada?

Sim. A menstruação não interfere na doação de sangue, desde que
o seu fluxo seja normal.

Vou perder muito tempo para doar sangue?

Não. Desde a recepção até a doação você vai levar, em média, 90 minutos. Em dias mais movimentados você pode ter de esperar um pouco mais.

Quais hospitais o SHH atende na região?

Em São José dos Campos : Hospital Municipal, Hospital Regional, Hospital Pio XII, Santa Casa, Hospital Santos Dumont, Hospital São José, Policlin, Prontil, Pró-Infância; Hospital Clínicas Sul, Hospital Orto, P.A. Unimed e UPAs. Jacareí: Santa Casa, Hospital São Francisco, Hospital Alvorada, Policlin e P.A. Unimed. Pindamonhangaba: Santa Casa; Pronto Socorro e Hospital 10 de Julho. Taubaté: Policlin. Caçapava: Hospital da Unimed e Policlin. Lorena : Hospital da Unimed. Campos do Jordão: Fundação Lia Maria Aguiar. Guaratinguetá: Cepog

Preciso estar em jejum para doar sangue?

Não venha em jejum, mas evite alimentos gordurosos como leite, manteiga, ovos, frituras e frios nas 3 horas que antecedem a doação. Você pode ingerir café puro, chá ou suco, frutas, bolacha e sal, torrada e pão francês com geleia de frutas ou mel.

Posso doar sangue se fui submetido a uma cirurgia?

Sim. Você pode doar 3 meses após ter se submetido a uma cirurgia de pequeno porte. Na cirurgia de grande porte, o prazo para doar novamente é de 6 meses. Quem fez extração dentária pode doar após 1 semana.

Posso doar sangue para mim?

Sim. Quando você se submeter a uma cirurgia, pode armazenar uma reserva de seu próprio sangue para o caso de precisar de uma transfusão. Para isso, é necessária a avaliação prévia de um hemoterapeuta.

Quem fez tatuagem ou colocou piercing pode doar sangue?

Sim. Se você fez tatuagem ou colocou piercing, poderá doar após 6 meses. Caso o  piercing seja oral ou genital, só será possível doar 1 ano após a retirada do acessório.

Quais os cuidados adotados para evitar a contaminação pela Covid-19?

Uso obrigatório de máscara, dispensadores de álcool em gel em vários pontos do prédio e proteções de acrílico na Recepção, Triagem e Lanche.

Diabético pode doar sangue?

Pessoas que controlam a diabetes com uso de medicamentos ou por meio de alimentação regrada, podem doar. Já aquelas que necessitam de insulina para controle da doença, não podem doar. Esses pacientes têm importantes alterações do sistema cardiovascular e, em consequência disto, durante ou logo após a doação de sangue, podem apresentar alguma reação que agrave seu estado de saúde.

Quais as vacinas que impedem a doação? Quanto tempo depois de ter tomado a vacina a pessoa poderá doar sangue?

Saiba quanto tempo você deverá aguardar para doar sangue após tomar vacina:

48 horas

Covid-19 Sinovac/Butantan (após cada dose), Influenza (Gripe), Hepatite A, Hepatite B recombinante, Cólera, Pólio (Salk), Dupla do tipo adulto – dT (Difteria e Tétano), DTPa (Difteria, Tétano e Coqueluche acelular), Tetra (Difteria, Tétano, Coqueluche e Hemophillus influenzae do tipo b), Tétano, Febre tifoide (injetável), Meningite, Coqueluche, Peste, Pneumococo, Leptospirose, Brucelose, Hemophillus influenzae do tipo b, HPV (Human Papiloma Virus) e Antirrábica (vacina inativada proveniente de cultivos celulares)

7 dias

Covid-19: AstraZeneca/Fiocruz, Pfizer e Janssen (após cada dose)

4 semanas

Febre amarela, Sarampo, Pólio oral (Sabin), Febre tifoide oral, Caxumba, Tríplice Viral (Caxumba, Sarampo e Rubéola), Dupla viral (Sarampo e Rubéola), BCG, Rubéola, Varicela (Catapora)/ Herpes zoster, Varíola e Rotavírus

1 ano

Imunoterapia Passiva homóloga (soro humano) e Antirrábica após exposição animal

Atenção! É importante apresentar na Triagem as datas em que você recebeu as doses da vacinação!

Por que só 1 dia de abono pela doação de sangue?

É o que estabelecem a CLT e a CLF.

Por que só podem doar sangue pessoas que tiveram hepatite antes dos 11 anos de idade?

Porque antes dos 11 anos de idade a probabilidade do candidato ter tido hepatite do tipo A é de quase 100%. Este fato já foi confirmado em vários estudos epidemiológicos. Como a hepatite A não deixa sequelas nem partículas virais remanescentes após a cura, não há contraindicação em doar sangue após esse tipo de hepatite.

Quais exames são feitos no sangue doado?

Para cada bolsa doada são retiradas amostras e em nossos laboratórios são realizados: a classificação do tipo sanguíneo (O, A, B, ou AB) e o fator Rh (positivo ou negativo), Pesquisa de Anticorpos Irregulares e Eletroforese de Hemoglobina (alterações genéticas da hemoglobina). Também são feitos todos os testes sorológicos previstos por lei para detecção de sífilis, hepatites B e C, doença de Chagas, HIV, HTLV I e II (vírus ligado à leucemia e doença neurológica), além de testes de ácido nucleico para HIV, hepatites B e C. Conforme a necessidade dos pacientes atendidos, o SHH realiza também o exame de Fenotipagem Eritrocitária nos doadores para análise de outros sistemas sanguíneos.

Endereço

Rua Antônio Saes, 425 – Centro
CEP: 12210-040

Horário

Doações de Sangue

De Segunda a Sexta
Das 7h às 12h30

Contato

Tel: (12) 3519-3766
Whatsapp: (12) 98136-0011
E-mail: contato@shhsjc.com.br

São José dos Campos

Veja no Google Maps